Índia: Inauguração da Cátedra Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara na Universidade de Goa

Publicado em quarta-feira, 23 novembro 2016 12:25

Terá lugar no dia 23 de novembro de 2016, às 10h30, na Sala de Conferências do edifício Central da Universidade de Goa, a cerimónia da Inauguração da Cátedra Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara.

Hugo Canelas Cardoso, investigador e professor no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, dará início ao Visiting Research Professor Programme em Estudos Comparativos Indo-Portugueses, proferindo uma conferência com o título “Indo-Portuguese language contact seen from Goa”.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, será a convidada de honra na cerimónia presidida pelo Professor Varun Sahni, Vice-Chanceler da Universidade de Goa.

Durante um período de 3 anos, conceituados orientalistas e investigadores em diversas áreas dos Estudos Indo-Portugueses visitarão a Universidade de Goa com o objetivo de desenvolver projetos académicos e científicos na Linguística, na Literatura Comparada, no Ensino do PLE e em Estudos Culturais e apoiar alunos e docentes nos seus programas do Mestrado e do Doutoramento.

Hugo Cardoso, para além do curso de 15 horas “Language contact in South Asia and the role of Portuguese”, iniciará um projeto, em colaboração com outros investigadores locais, centrado nas especificidades do Português falado em Goa, orientando, nesse âmbito, futuros trabalhos académicos de alunos e docentes da Universidade de Goa.

A Cátedra Cunha Rivara irá impulsionar os estudos no Departamento de Português que conta atualmente com 15 alunos inscritos no M.A., 2 no M.Phil, oferecendo ainda diversas cadeiras opcionais a mais de duas centenas de alunos de outros departamentos, em especial da Faculdade de Línguas e Literatura.

Programa