Índia: Inauguração da Cátedra Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara na Universidade de Goa

Publicado em quinta-feira, 24 novembro 2016 18:40

A cerimónia de inauguração da Cátedra Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara,  presidida pelo Professor Varun Sahni,  Reitor (Vice-Chanceler) da Universidade de Goa, teve lugar no dia 23 de novembro de 2016, na Sala de Conferências do edifício Central da Universidade de Goa.

Estiveram presentes a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e  da  Cooperação, Teresa Ribeiro, que na véspera se deslocou ao Camões – Centro de Língua Portuguesa em Goa para entregar certificados aos alunos, e o Cônsul Geral de Portugal em Goa, Hugo Canelas Cardoso, investigador e professor no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, que proferiu a Conferência Inaugural intitulada “Indo-Portuguese language contact seen from Goa”.

De acordo com o plano de atividades apresentado por Hugo Cardoso para os próximos três anos, além da oferta de um curso opcional para os alunos da Universidade de Goa, é também contemplado um projeto de investigação que “vai-se centrar, por um lado, no estudo da especificidade do português falado em Goa e, por outro, na relação do português com as línguas asiáticas e com as línguas indianas em particular”.

No fecho da cerimónia Nádia Rebelo, Franz Schubert Cotta e alunos do M.A. (Master of Arts) em Literatura e Cultura Portuguesas, interpretaram temas musicais em português e em Concanim.

O evento contou com a presença de uma centena de pessoas.

Com Lusa