Itália: Inauguração da Cátedra Margarida Cardoso em Nápoles

Publicado em quinta-feira, 14 abril 2016 16:11

No dia 19 de abril de 2016 vai ser inaugurada a Cátedra Margarida Cardoso, que resulta de um protocolo de cooperação entre o Camões, I.P. e a Università degli Studi di Napoli “L’Orientale” (UniOR), assinado em agosto de 2015. A inauguração da nova cátedra, na universidade, terá início às 15h00.

A cerimónia de abertura vai contar com a presença da realizadora Margarida Cardoso - patrona da cátedra -, com a Reitora da universidade, Elda Morlicchio, com o Diretor do Departamento de Estudos Literários, Linguísticos e Comparados, Augusto Guarino, e com os responsáveis pelo protocolo entre o Camões, I.P. e a UniOr.

A Cátedra Margarida Cardoso terá como linhas principais de investigação as culturas cinematográficas de Portugal e do antigo espaço colonial, a tradução literária e a língua portuguesa em contexto pós-colonial. A realizadora tem desenvolvido um importante trabalho sobre a memória colonial portuguesa, estando também ligada à cultura cinematográfica de Moçambique.

O evento incluirá ainda o documentário de Margarida Cardoso, “Kuxa Kanema”, legendado por um grupo de alunos de português daquela universidade.