Inauguração da Cátedra Marquês de Pombal

Publicado em segunda-feira, 29 novembro 2021 17:26

O presidente do Camões, I.P. participou no dia 29 de novembro de 2021, em Sergipe, no evento de inauguração da Cátedra Marques de Pombal, a sétima Cátedra do Camões, I.P. no Brasil.

A cátedra terá como propósito central o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas de carácter científico e cultural orientadas para a reflexão e a investigação sobre o século XVIII no Brasil e em Portugal, a partir do trabalho de investigação em curso no Núcleo de Estudos de Cultura na Universidade Federal de Sergipe. Numa ótica interdisciplinar, serão também desenvolvidas colaborações com investigadores de quatro linhas de pesquisa da UFS, designadamente i) História da Educação; ii) Estudos Linguísticos e Literários; iii) Cultura, Memória, Identidade; e iv) Filosofia da História e Modernidade.

A programação inclui o "I Simpósio Pombalino Internacional - a Revolução das Luzes: progressos e limites da política reformista pombalina", cuja transmissão pode ser vista no canal de Youtube da TV UFS.

A Cátedra Marquês de Pombal agora criada irá integrar a rede de cátedras apoiadas pelo Camões, I.P. no Brasil e contribuirá para o fortalecimento da colaboração com centros de investigação em universidades de outros países, incluindo Portugal.

A cátedra Marquês de Pombal junta-se, deste modo, às cátedras João Lúcio de Azevedo (Universidade Federal de Belém do Pará), CESPUC - Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros (PUC-Minas/Belo Horizonte), Agostinho da Silva (Universidade de Brasília e Universidade Federal de Uberlândia), Pde António Vieira de Estudos Portugueses (PUC-Rio de Janeiro), Fidelino Figueiredo (Universidade do Estado da Bahia/Salvador) e Jaime Cortesão (USP), tornando o Brasil o segundo país com mais cátedras do Camões, I.P., logo após a Itália.

32793 1

32793 2

32793 3