Cabo Verde: Inauguração da Escola Portuguesa

Publicado em quinta-feira, 23 fevereiro 2017 08:16

Por ocasião da IV Cimeira Portugal – Cabo Verde que teve lugar no dia 20 de fevereiro de 2017, na Cidade da Praia, foi inaugurada pelo   Primeiro Ministro, António Costa, a Escola Portuguesa de Cabo Verde, tendo estado presente o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

António Costa considerou que depois da cimeira entre os governos de Portugal e Cabo Verde, a inauguração do EPCV foi o “momento simbolicamente mais importante”.

O Chefe do governo português acrescentou que “além de excelente trabalho e relacionamento político existente entre os governos e a assinatura de diferentes acordos celebrados, aquilo que marca a relação entre os dois países é a relação entre as nossas duas comunidades”.

Para o Primeiro-Ministro português, essa relação assenta na partilha de uma “língua comum” que tem permitido desenvolver laços de amizade ao longo de muitos séculos e laços culturais muito profundos.

E se há algo que é “absolutamente estruturante” nesta relação, sustentou, é a educação e o ensino, pelo que considerou que era imprescindível a existência dessa escola portuguesa em Cabo Verde.