Moçambique: Exposição “A Ilha dos Poetas” no Centro Cultural Português em Maputo

Publicado em quinta-feira, 22 fevereiro 2018 14:36

No dia 22 de fevereiro, às 18h00, é inaugurada no Camões – Centro Cultural Português em Maputo a exposição A Ilha dos Poetas, com curadoria de Nelson Saúte, sobre a Ilha de Moçambique. A Ilha dos Poetas surge no âmbito das comemorações dos 200 anos da elevação a cidade da Ilha de Moçambique e marca o início da programação anual expositiva do espaço do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

A Ilha dos Poetas reúne textos de Alberto Lacerda, Calane da Silva, Eduardo White, Glória de Sant’Anna, José Craveirinha, Luís Carlos Patraquim, Luís de Camões, Luís Filipe Castro Mendes, Mia Couto, Rui Knopfli, Tomás António Gonzaga, Virgílio de Lemos e uma canção popular, colocando-os em diálogo com fotografias de João Costa (Funcho), José Cabral, Moira Forjaz, e Sérgio Santimano e com imagens do acervo do Arquivo Histórico de Moçambique e do Centro de Documentação e Formação Fotográfica. Não se pretende apresentar uma visão histórica ou cronológica da Ilha de Moçambique, mas lançar o desafio de revisitar a mitologia poética da Ilha evocada em versos, textos e fotografias dos seus mais ínclitos cultores.

A Ilha dos Poetas estará patente de 23 de fevereiro a 30 de março, de segunda a sexta-feira, entre as 11h00 e as 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.