Inauguração da exposição “A Língua Portuguesa em Nós”

Publicado em quarta-feira, 10 outubro 2018 11:29

No dia 9 de outubro de 2018, pelas 19 horas, teve lugar a inauguração da exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo “A Língua Portuguesa em Nós”, no MAAT – Central Tejo, em Lisboa.

Na cerimónia de inauguração discursaram o Presidente da EDP, António Mexia,  o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, o escritor cabo-verdiano e Prémio Camões, Germano Almeida, o Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Depois de ter sido exibida em Cabo Verde, Angola, Moçambique e Brasil, a exposição estará patente ao público em Lisboa até dia 21 de outubro de 2018, no MAAT-Central Tejo, devendo posteriormente seguir para Óbidos, a convite da Câmara Municipal de Óbidos. A exposição, com curadoria de José Miguel Wisnik, traz a Lisboa parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa, e oferece, de modo interativo e dinâmico, um panorama da evolução e presença da língua portuguesa no mundo, convidando os visitantes a enriquecer o espólio do Museu, atualmente em reconstrução, na secção “cápsula da coleta”, onde são recolhidos testemunhos em vídeo.

Paralelamente à exposição, está também prevista uma série de atividades que incluem mesas literárias, oficinas para famílias, programação para jovens, exibição de filmes de países da CPLP (cineclube CPLP) e, no dia 15 de outubro, o seminário «A Língua Portuguesa “entre gente remota”» (acreditado pelo CCPFC). Pode consultar a programação aqui https://www.maat.pt/pt/programacao-LinguaPortuguesa.

A exposição é uma iniciativa do Itamaraty,  organizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Museu da Língua Portuguesa. Contando com o patrocínio da EDP e o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Embaixada do Brasil em Lisboa e da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da CPLP.

Portugal, designadamente o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., está ativamente empenhado no processo de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, gravemente afetado por um incêndio em dezembro de 2015, tendo em vista a sua reabertura, prevista para finais de 2019.