Angola: Inauguração da Exposição “Diferenças Iguais” de Isabel Baptista

Publicado em segunda-feira, 24 outubro 2016 19:11

Será inaugurada no dia 25 de outubro de 2016, às 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a exposição de pintura “Diferenças Iguais” da artista plástica Isabel Baptista. A mostra estará patente até dia 18 de Novembro.

Em ”Diferenças Iguais”, a artista apresenta 20 obras inéditas de grande dimensão (2mx2m) em acrílico sobre tela e linho. Isabel Baptista recorre à intensidade da cor e à fluidez do traço para transmitir sentimentos, emoções e intenções, procurando exorcizar males e dores de que padece o mundo atual. Afirma a propósito: “espero assim conseguir temperar o que vai menos bem nesta banda que é o meu lugar e propor que atravessem comigo esta galeria por entre o resultado de tudo isto. Persigo o que é bom e aposto de cada vez no amor. Na liberdade”.

Isabel Baptista nasceu em Luanda, onde fez os seus estudos em pintura na antiga Escola Industrial, no final dos anos sessenta. Fez a sua primeira exposição individual em 1990 no Museu de História Natural de Luanda. Foi pioneira das Galerias de Arte em Angola no pós-independência. Aí catalisou toda a sua energia e criatividade, como artista e como gestora, ao longo de mais de uma década, transformando aquele espaço numa referência e num ponto de encontro obrigatório de artistas e escritores, acolhendo centenas de atividades culturais, nas mais diversas expressões artísticas.