Espanha: Inauguração das Novas Instalações do CLP/IC de Cáceres

Publicado em sexta-feira, 02 março 2012 16:47

No dia 1 de março, pelas 10h30, foi inaugurado oficialmente, pelo Reitor da Universidade da Extremadura, o Instituto de Línguas Modernas (ILM), para onde foi transferido o Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Cáceres, a funcionar desde 2004 nesta cidade.

A inauguração contou com a presença de várias autoridades universitárias, civis e militares, entre as quais o Reitor da UEx, a Presidente da Câmara de Cáceres, a Conselheira de Educação e Cultura da Junta da Extremadura e a Subdelegada de Governo de Cáceres. Em representação da Embaixada de Portugal em Madrid e do Instituto Camões, assistiram à inauguração a Conselheira de Educação da Embaixada e Coordenadora EPE, Dra. Filipa Soares, e o Cônsul Honorário de Portugal em Cáceres, Senhor Juan José Viola.

As autoridades que intervieram no ato salientaram o privilégio de contar com o CLP/IC neste novo espaço, aberto a toda a comunidade, considerando a importância afetiva e estratégica do português nesta região. Foi realizada uma visita com as autoridades ao edifício, nomeadamente ao novo espaço do CLP/IC.

Pelas 17h00 do mesmo dia, no  “Salón de Actos” do ILM, realizou-se a conferência inaugural das novas instalações do CLP/IC –  “A Importância da Língua Portuguesa no Mundo” –  proferida pela Dra. Filipa Soares, Conselheira de Educação da Embaixada de Portugal em Madrid.

Assistiram à conferência cerca de 80 pessoas, entre as quais alunos e professores de português da UEx, do ILM, da Escola Oficial de Idiomas de Cáceres e do Clube de Leitura em Português da Biblioteca Pública de Cáceres, ficando o salão de atos completamente cheio. A conferência foi muito aplaudida, tendo sido criado um ambiente de grande empatia entre a oradora e os presentes. Depois da palestra, foi servido um Porto de Honra, que permitiu um maior diálogo entre professores e alunos.

Recorde-se que o Instituto de Línguas Modernas (ILM) oferece cursos de inglês, português, francês, italiano, árabe e alemão, para além dos habituais cursos de espanhol para estrangeiros da UEx, e tem quatro sedes: Cáceres, Badajoz, Mérida e Plasencia. O edifício em Cáceres conta com 11 salas de aula equipadas para o ensino das línguas, para além de uma galeria de exposições e de um salão de atos. O CLP/IC dispõe de duas salas localizadas no segundo andar e pode usufruir dos restantes espaços do edifício, o que representa um enorme acréscimo de qualidade em relação às instalações anteriores.

Refira-se que o ILM funcionará apenas, por enquanto, da parte da tarde (entre as 16h e as 22h), pelo que o CLP/IC terá de adaptar o seu horário a estas novas circunstâncias. Assim, e durante o mês de março, o CLP/IC estará apenas aberto às segundas e terças, das 16h às 18:30h, e às sextas, das 16h às 20h, por compromissos letivos anteriormente assumidos. A partir de abril, poderá abrir num horário mais alargado.

O ILM recebeu cerca de 2500 pré-inscrições para os cursos de língua estrangeira, entre as quais cerca de 500 para português. Há atualmente cerca de 1000 alunos efetivamente matriculados em todo o ILM, havendo mais de 70 alunos de português em Cáceres e 40 em Badajoz. Apesar de as aulas terem já começado no passado dia 27 de fevereiro, o prazo de inscrições foi alargado e estes números podem ainda ser incrementados. Os cursos de português são ministrados por três professoras da área de Filologias Galega e Portuguesa da Faculdade de Filosofia e Letras.