Rússia: Inauguração de Centro de Língua Portuguesa em Piatigorsk

Publicado em quarta-feira, 16 abril 2014 18:46

O Centro de Língua Portuguesa (CLP) na Universidade Estatal Linguística de Piatigorsk, no Cáucaso russo, vai ser inaugurado a 17 de abril de 2014, coincidindo com o início da 1ª semana da Língua e Cultura Portuguesas naquela instituição, cujo programa integra sessões de cinema, momentos de poesia e palestras.

Instalado no Instituto de Serviço Internacional, Turismo e Línguas Estrangeiras, o CLP visa intensificar o ensino de português naquela universidade, através de aulas de língua e cultura portuguesas, e também ser um espaço de leitura e discussão, suportado por materiais impressos, multimédia e audiovisuais disponibilizados pelo Camões, IP.

A Semana da Língua e Cultura decorrerá em simultâneo e contempla atividades diversas, como um concurso de fonética, declamação de poemas, mostras de cinema português e palestras em torno de questões da cultura portuguesa.

A afirmação de Portugal no mundo, os desafios da lusofonia no futuro e as comemorações do 25 de abril são alguns dos temas a abordar. O encerramento será assinalado com um concerto em participam estudantes e professores.

A abertura do Centro de Língua Portuguesa resulta da cooperação entre o leitor do Camões, IP, João Carlos Mendonça João, e Irina Likhoperskaia, professora do Centro de Línguas Estrangeiras do Instituto de Serviço Internacional, Turismo e Línguas Estrangeiras.

O reitor da Universidade, Alexandr Gorbunov, e a diretora do instituto presidirão ao evento.