Inauguração de quiosque no Parque Europa Lagoa N’Batonha

Publicado em terça-feira, 21 maio 2019 15:20

Realizou-se  no dia 16 de maio de 2019, na Guiné-Bissau, a inauguração do quiosque N’Batonha, no Parque Europa Lagoa N’Batonha, situado no coração da cidade de Bissau.

A criação e concessão do quiosque constitui-se como um dos resultados do Projeto Parque Europa Lagoa N’Batonha, que decorreu entre 2016 e 2018, com os cofinanciamentos da União Europeia e do Camões, I.P., tendo sido implementado pela ONGD Monte, ACE, em parceria local com a Câmara Municipal de Bissau (CMB).

O projeto teve por objetivo a criação de um Parque de Natureza e Lazer no centro da cidade de Bissau, tomando como ponto de partida a reabilitação de uma lagoa urbana de água doce (1,5 ha) existente naquela zona, e que se trata de um importante ponto de nidificação de aves e de preservação da biodiversidade característica das zonas húmidas, bem como da sua área envolvente (1 ha).

Além da limpeza da lagoa, as ações consistiram na disponibilização de diversos equipamentos como um centro de interpretação para as zonas húmidas, observatórios avi-fauna, parque infantil, facilidades sanitárias, bebedouros, circuito de manutenção, cafetaria e quiosque.

Foi ainda assegurada a assistência técnica necessária à CMB para o desenho e implementação do modelo de governação do parque.

A abertura do quiosque significa assim mais um importante passo para a dinamização efetiva daquele espaço.

30448 2

30448 3