Áustria: Inauguração do Centro de Língua Portuguesa – Camões em Graz

Publicado em sexta-feira, 29 novembro 2013 13:01

O novo Centro de Língua Portuguesa (CLP) – Camões na Universidade de Graz na Áustria será inaugurado no 21 de novembro de 2013, pelas 18h, em simultâneo com a exposição “Fado - Património da Humanidade”.

Sedeado no Instituto de Línguas Românicas, o novo CLP visa não só intensificar o ensino do português naquela universidade, através de aulas de língua e de cultura portuguesas, mas também ser um espaço de leitura e discussão, suportado por materiais impressos, multimédia e audiovisuais disponibilizados pelo Camões, IP.

A exposição “Fado - Património da Humanidade” será inaugurada em simultâneo e permanecerá nas instalações do Instituto de Línguas Românicas até fevereiro de 2014. Posteriormente, a mostra irá ocupar lugar de destaque no Museu da Universidade de Graz, no âmbito da exposição “Portugal – Identidade e Facetas” que está a ser organizada pela leitora de português Isabel Azevedo a propósito das comemorações do 25 de abril.

A abertura do Centro de Língua Portuguesa em Graz resulta de um protocolo de cooperação, assinado a 4 de abril de 2013, entre o Camões, I.P. e a Universidade de Graz (Karl-Franzens-Universitaet), com uma vigência de três anos letivos. O mesmo protocolo estabeleceu ainda que a leitora de língua e cultura portuguesas, Isabel Azevedo, será a diretora do CLP Camões-Graz.

Para além dos discursos oficiais da reitora e do Embaixador de Portugal na Áustria, a inauguração será marcada por uma palestra intitulada "Fernando Pessoa e a Língua Portuguesa", proferida pelo Professor Ivo Castro da Universidade de Lisboa.