Índia: Assinatura de Protocolos de Cooperação com colégios em Goa

Publicado em quinta-feira, 30 dezembro 2021 16:44

Foram assinados novos Protocolos de Cooperação entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e duas das mais importantes instituições de ensino superior em Goa, o Parvatibai Chowgule College of Arts and Science, em Margão, no dia 28 de dezembro de 2021 e o St. Xavier´s College of Arts, Science and Commerce, em Mapuçá, no dia 29 de dezembro de 2021.

Os acordos foram firmados pelas diretoras dos colégios, Shaila Ghanti, do Colégio Chowgule, e Blanche Mascarenha, do Colégio São Xavier; e pelo Cônsul-Geral de Portugal em Goa, António Chrystêllo Tavares, em representação do presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, que se fez acompanhar por Delfim Correia da Silva, leitor do Camões, I.P. na Universidade de Goa e responsável pelo Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Pangim.

A cooperação com estas instituições remonta a 2008, no caso do Colégio Chowgule em Margão, e a 2015, no caso do Colégio de St. Xavier, em Mapuçá.

Estes novos protocolos visam apoiar a contratação de docentes locais de Língua e Cultura Portuguesas, de modo a implementar um conjunto de iniciativas, como a oferta de cursos livres de Português, coordenados pelo CLP em Pangim, a realização de atividades culturais, assim como impulsionar os Estudos Portugueses ao nível do B.A. (Bachelor of Arts), grau académico que corresponde ao primeiro ciclo de estudos superiores.

O Colégio Chowgule, avaliado e acreditado pelo NAAC (National Assessment and Accreditation Council) com a classificação máxima de Grade A, foi criado em 1962, e em 2014 foi-lhe conferido pela U.G.C. (University Grants Commission) o estatuto de Colégio “Autónomo”, não dependendo desde então, em termos académicos, da Universidade de Goa.

O Colégio St. Xavier, instituição à qual foi também atribuída a classificação máxima no processo de avaliação e acreditação do ensino superior, foi fundado pela Arquidiocese de Goa e Damão em 1963 e apresenta já um longo historial na promoção dos Estudos Portugueses em Goa, sendo o principal centro educativo no norte do território. Foi recentemente distinguido pela U.G.C. como “College with potential for excellence”.

O CLP em Pangim, que desenvolve ainda a sua atividade no âmbito do Protocolo estabelecido com a Universidade de Goa, irá articular e coordenar as atividades com estas duas outras instituições de Ensino Superior.

Espera-se para o início de 2022 a assinatura do Protocolo de Cooperação com a Universidade Shivaji, em Kolhapur, em moldes idênticos aos dos acordos agora celebrados.

32849 2

32849 3