Índia: Conferência de encerramento dos 400 anos da edição de Peregrinação, em Goa

Publicado em segunda-feira, 02 fevereiro 2015 12:15

A conferência de encerramento dos 400 anos da edição da Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, realiza-se na Lecture Hall da Biblioteca Central de Goa (Krishnadas Shama State Central Library) a 5 de fevereiro de 2015, uma iniciativa do leitorado na Universidade de Goa e do Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa, que conta com o apoio do Consulado Geral de Portugal em Goa.

A presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, desloca-se a Goa para participar nesta cerimónia. Na qualidade de reconhecida especialista na obra de Fernão Mendes Pinto, a responsável apresentará uma comunicação intitulada “Peregrinação (Peregrination) by Fernão Mendes Pinto: a work of world literature”.

No mesmo dia decorrerá a cerimónia de entrega dos prémios do I Concurso Literário Escolar “Viagens na minha Terra” na modalidade de conto, e que se destinou a alunos dos ensinos secundário e universitário. O tema em foco foram as viagens e os heróis, naturalmente numa evocação da obra de Fernão Mendes Pinto.

Durante a sua estada em Goa, Ana Paula Laborinho assinará um Protocolo de Cooperação entre o Camões, IP e o Colégio de St. Xavier de Artes, Ciência e Comércio, Mapuçá, uma das mais prestigiadas instituições de ensino, afiliada à Universidade de Goa.

O programa da presidente do Camões, IP em Goa inclui diversos encontros, nomeadamente com Satish Shetye, Reitor da Universidade de Goa, e com os Principais do V.M. Salgaocar College of Law, Miramar e do Paravatibai Chowgule College, Margão, entidades com as quais o Instituto tem em vigor acordos de cooperação.

Ana Paula Laborinho reunir-se-á ainda com Laxmikant Parsekar, Ministro-chefe do Estado de Goa e também o responsável pela Educação, e com Prasad Lolienkar, Diretor-geral da Arte e Cultura.

Programa da visita