Índia: Oficinas de Trabalho “O Ensino-Aprendizagem a distância, nas modalidades síncrona e assíncrona” para professores de português

Publicado em sexta-feira, 19 junho 2020 15:12

O Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Pangim iniciou, no dia 8 de junho de 2020, uma série de oficinas de trabalho para professores de Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua de Herança em Goa.

A pandemia da Covid-19, que, desde março, tem afetado a todos neste território do subcontinente indiano, obrigou os docentes a encontrar alternativas para cumprirem as suas atividades de ensino-aprendizagem de PLE, nos diversos níveis de escolaridade.

Pretende-se com esta iniciativa partilhar com os professores de português de PLE em Goa conhecimentos e experiência no ensino-aprendizagem online, quer através de sessões síncronas, quer através de sessões assíncronas.

Após uma breve sessão de preparação, realizada a distância, os participantes, divididos em grupos de 10 por cada sessão presencial e respeitando todas as precauções e recomendações de segurança, designadamente, o uso obrigatório de máscara, procurarão executar um conjunto de tarefas práticas, no sentido de se familiarizarem com ferramentas básicas e plataformas de ensino a distância de fácil acesso, com vista à produção de um videoclip educativo.

A próxima sessão terá lugar no dia 20 de junho, nas instalações do CLP do Camões, I.P em Goa. O apoio aos professores das escolas públicas e privadas e do ensino superior manter-se-á até o final do ano através de ações realizadas através das plataformas de videoconferência e de outros recursos de ensino a distância.