Índia: Palestra de Maria João Nunes de Albuquerque em Pangim

Publicado em terça-feira, 27 novembro 2018 17:41

O Camões – Centro de Língua Portuguesa em Pangim, aproveitando a passagem de Maria João Nunes de Albuquerque por Goa, organizou, no dia 24 de novembro de 2018, uma palestra intitulada “Connecting communities: Sharing knowledge through virtual museums and online networks”, destinada a especialistas e interessados em museologia, assim como jovens estudantes e académicos em diversas áreas de estudo, como a História da Arte, o Design e a Etnografia.

Maria João Nunes de Albuquerque, investigadora honorária na Universidade Tecnológica de Durban, na África do Sul, na sua comunicação, apresentou alguns dos seus estudos e projetos com vista ao desenvolvimento e manutenção de uma plataforma sustentável, envolvendo vários parceiros e agentes culturais da sociedade civil. A partilha do conhecimento em rede e a cooperação local, regional, nacional e internacional é a chave do sucesso na criação de projetos conjuntos interdisciplinares. Como exemplo, a conferencista apresentou os recursos disponíveis online no “Museu Sem Fronteiras”.

Maria João de Albuquerque, Doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para além da sua formação em Línguas e Literaturas é detentora diversos Mestrados, designadamente em Gestão e Programação Cultural e em Arte, Património e Perservação.

Maria João Albuquerque está na Índia a convite do Camões - Centro Cultural Português e da Embaixada de Portugal em Nova Deli e irá participar, de 28 a 30 de novembro de 2018, no Colóquio Internacional, organizado pelo Instituto do Museu Nacional (NMI), em colaboração com o Comité Internacional de História da Arte (CIHA).