Índia: “Portuguese Day 2013” reúne estudantes de português em Margão

Publicado em quinta-feira, 28 fevereiro 2013 17:21

A terceira edição do “Portuguese Day” inclui uma série de eventos educativos e culturais com estudantes e professores de Língua Portuguesa e tem lugar em Margão, Goa, no dia 28 de fevereiro de 2013.

A iniciativa, organizada pelo Centro de Língua e Cultura Portuguesas do Colégio Chowgule em Margão, conta com o apoio do Centro de Língua Portuguesa em Panjim, do Camões, IP. A edição deste ano será presidida por António Sabido Costa, Cônsul-Geral de Portugal em Goa e conta com a presença de várias dezenas de alunos e professores de Português do Ensino Secundário em Goa.

Ao longo do dia dedicado ao Português, os estudantes participam em concursos de canto, dança e eloquência, sendo que no final será projetado o filme Adeus Pai, realizado por Luís Filipe Rocha. A propósito do mesmo evento, será inaugurada em Margão a exposição História do Fado, que resulta de uma parceria entre o Camões IP, o Museu do Fado e a EGEAC.

O programa inclui ainda a realização do 1º módulo da Oficina de Trabalho «A utilização das T.I.C. na construção de instrumentos e materiais didáticos na aula de PLE», destinada a professores de Português dos ensinos secundário e superior, dinamizada por Gilda Machado, docente do Camões, I.P. no Parvatibai Chowgule College, em Margão e Delfim Correia da Silva, leitor do Camões I.P. na Universidade de Goa.

Para além das escolas secundárias, onde anualmente cerca de 800 alunos estudam português, disciplina integrada no respetivo currículo escolar, os estudos portugueses fazem parte do programa de B.A. em duas instituições do Ensino Superior: St. Xavier College, em Mapuça, e Chowgule College, em Margão.

A partir do próximo ano académico, o Português será disciplina opcional para os alunos de Direito no Salgaocar College of Law, em Panjim, e no Kare College of Law, em Margão. A Universidade de Goa é a única instituição da República da Índia que oferece o Mestrado em Língua e Cultura Portuguesas, programa apoiado pelo Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Panjim.