Indonésia: Miguel-Manso no Ubud Writers & Readers Festival 2019

Publicado em segunda-feira, 25 novembro 2019 15:49

O poeta Miguel-Manso foi o convidado português da edição de 2019 do Ubud Writers & Readers Festival, festival de escritores e leitores que teve lugar entre os dias 23 e 27 de outubro de 2019, em Bali.

 

 

Na tarde do dia 24, Miguel-Manso partilhou o painel “Read to Me: Mother Tongue”, durante o qual leu um poema seu em português, e criou um segundo de improviso, com pedaços de vários dos seus livros – com Yirga Gelaw Woldeyes (Etiópia), Nazli Karabiyikoglu (Turquia), Ilhamdi Putra (Indonésia), Setyawan Samad (Indonésia) e Rodaan Al Galidi (Holanda).

Na noite desse mesmo dia, participou ainda na sessão “The Poets Club”, no Bar Luna, que contou com a apresentação de Maeve Marsden (Austrália) e declamações de - para além do próprio -  Andy Craven-Griffiths (Reino Unido) e Cynthia Dewi Oka (Indonésia, Canadá e E.U.A.).

Já no dia 27 de outubro, introduziu a transmissão do filme que corealizou com o seu irmão, João Manso, em 2013, “Bibliografia”, em que conta a história de uma travessia pelos rios Zêzere e Tejo a bordo de uma jangada, com recurso a textos náuticos quinhentistas e seiscentistas.

Organizado em Bali desde 2002, este é um dos maiores e mais relevantes festivais literários e artísticos do Sudeste Asiático. A edição deste ano, submetida ao tema “Karma”, contou com mais de 150 participantes de mais de 30 países, em mais de 200 eventos.

Em edições anteriores, participaram no festival escritores como Afonso Cruz, Susana Moreira Marques, Ana Luísa Amaral e José Luís Peixoto.

A participação de Miguel-Manso no Ubud Writers & Readers Festival contou com o apoio do Camões I.P. e da Embaixada de Portugal em Jacarta.

31228 2