Projeto Museu Mundial: nova instalação ODM - Fome Zero, no Museu Municipal de Loures

Publicado em sexta-feira, 05 dezembro 2014 18:47

A nova instalação ODM – Fome Zero, desenvolvida no âmbito do projeto Museu Mundial, procura sensibilizar para o potencial dos insetos comestíveis. Através de infografias, folheto e vídeos procura-se desmitificar um padrão alimentar, milenar em algumas culturas.

Esta instalação junte-se a um conjunto de outras iniciativas, já promovidas no Museu Municipal de Loures- Quinta do Conventinho, que de forma inovador e criativa sensibilizam para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Esta é a quinta  instalação ODM , todas elas dedicadas a um ODM e que podem ser visualizadas no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho (http://www.imvf.org/index.php?evento=17).

O projeto Museu Mundial, cofinanciado pela União Europeia e apoiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, irá  contribuir para a disseminação e implementação dos ODM através de uma abordagem inovadora de incorporação da educação global nos museus

Na proximidade da data limite de se atingirem os ODM, os maiores desafios da Humanidade -erradicar a pobreza extrema e a fome - mantêm-se. Para os mais otimistas a última década têm sido de progresso. Os números da fome diminuíram em mais de 100 milhões de pessoas e a pobreza extrema foi reduzida para metade.

Contudo, existem mais de 805 milhões de pessoas sem acesso a uma alimentação suficiente e de qualidade nutricional. A estes números juntam-se os progressos frágeis e irregulares alcançados na luta contra a pobreza.

Existe outra abordagem, talvez pouco ortodoxa, no entanto válida para milhares de pessoas: insetos comestíveis

Aos mitos instalados sobre os insetos comestíveis contrapõe-se a realidade, apresentada pelo Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura : os insetos comestíveis contêm proteínas de alta qualidade, vitaminas e aminoácidos para os seres humanos e são uma fonte de alimentação ecologicamente mais eficiente do que as vacas, os frangos e os porcos.

Mito vs realidade

Folheto

Tabela Nutricional

Facebook do projeto:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.834921959862992.1073741831.154815624540299&type=1