Reino Unido: Instituto Camões apoia espetáculo no festival “Migrations”

Publicado em quinta-feira, 12 julho 2012 08:16

No âmbito do Festival “Migrations”, a coreógrafa e performer Filipa Francisco e o compositor António Pedro em colaboração com grupos locais de danças folclóricas, investigadores e músicos criaram um espetáculo onde a dança contemporânea e a dança tradicional se encontram, que vai ser apresentado no dia 14 de julho de 2012 às 13:00 e às 15:30, ao ar livre, na Bandstand & Promenade, na cidade de Llandudno, no País de Gales.

A intervenção começa no coreto e desenvolve-se ao longo da avenida integrando cenas em locais de referência na avenida a caminho do seu cenário final - a fuselagem de um avião DC-9.

Filipa Francisco tem desenvolvido a sua intervenção em colaboração com grupos de dança folclóricas locais, introduzindo-os à dança contemporânea e aprendendo sobre as tradições das danças folclóricas locais. Este processo culminou com a emocionante criação de uma nova performance. Dançarinos de folclore do Bro Dawnswyr Cefni, Dawnswyr Delyn, Grwp Stepio Gwydir Bro Ysgol tornam-se assim cocriadores da performance, trazendo o seu conhecimento específico e experiência para o vocabulário da dança contemporânea e tradicional.

Construir pontes através de muitasdas tradicionais compartimentaçõesno mundo da dança e da música, The Journey integra bailarinos profissionais como Angharad Harrop e William Thorburn,  o especialista em obstáculoscomo Meinir Siencyn, Anna Pardanjac e o músico Henry Horrell.

“A Viagem” (The Journey) estreou em Guimarães, Portugal em março de 2012 tendo sido coproduzida pelas empresas Mundo em Reboliço, Festival Materiais Diversos, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura e Teatro Virgínia (Torres Novas, Portugal). Este projeto foi patrocinado pelo Governo de Portugal/Secretário de Estado da Cultura/Direção-Geral das Artes.

Mais informações: http://www.migrations.co/The+Journey

Programa