Moçambique: Lançamento do livro “Instrumentos Musicais Tradicionais de Moçambique”, de Júlio Silva

Publicado em quarta-feira, 29 junho 2016 12:37

O Camões − Centro Cultural Português em Maputo será palco no dia 30 de junho de 2016, às 18h00, do lançamento do livro Instrumentos Musicais Tradicionais de Moçambique, da autoria de Júlio Silva.

Publicado com a chancela das Paulinas, esta obra é o resultado de um trabalho de recolha e descrição dos instrumentos musicais tradicionais de Moçambique realizado pelo etnomusicólogo Júlio Silva, que contribui para o conhecimento e a preservação do património artístico e cultural daquele país.

Manuel Tomé sublinha no prefácio desta obra que “se tomarmos em conta que a cultura reflete valores conquistados ao longo de um processo histórico e é, em grande medida, o reflexo e a forma como os homens se relacionam entre si e com a natureza, o modo como os Povos interpretam o mundo e nele se situam, os relatos e descrições encontrados na presente publicação sobre os instrumentos musicais, a sua produção e utilização, fornecem-nos indicações preciosas sobre o legado histórico e sobre os valores do nosso Povo.”

Júlio Silva nasceu em 1960, no Bilene, em Gaza. É pesquisador e investigador de música e dança tradicional de Moçambique, membro do Conselho Nacional de Artes e Cultura do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique e membro da Comissão Nacional para a UNESCO.

Produziu mais de 300 álbuns de música nos PALOP, 3 CD’s de música tradicional e 20 DVD’s de dança e música tradicional moçambicana. Realizou vários documentários e tem participado em júris de programas televisivos à procura de talentos musicais.

O lançamento da obra Instrumentos Musicais Tradicionais de Moçambique contará com a presença e participação do Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, do Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, e do Administrador da Hidroelétrica de Cahora Bassa, Manuel Tomé.

Este evento contará ainda com a presença de músicos que darão a conhecer as sonoridades de vários instrumentos musicais tradicionais moçambicanos.