Itália: Cerimónia de entrega do Prémio Europa - David Mourão-Ferreira

Publicado em segunda-feira, 29 abril 2013 17:42

A cerimónia de entrega do Prémio Europa – David Mourão-Ferreira às personalidades portuguesas distinguidas, Vasco Graça Moura, Camané, Daniel Jonas e Miguel Gomes, realiza-se a 2 de maio de 2013, pelas 16h30m, na Aula Magna da Universidade de Bari ‘Aldo Moro’.

Este galardão, atribuído pelo Centro Studi Lusofoni - Cátedra David Mourão-Ferreira da Universidade de Bari 'Aldo Moro' e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), foi criado em homenagem ao consagrado autor de “Um amor feliz” (1927-1996) com o objetivo de contribuir para a divulgação da língua e da cultura portuguesa nos países da União Europeia e do Mediterrâneo.

É atribuído em duas categorias, Mito e Promessa.  Na categoria Mito, que visa galardoar a carreira de uma personalidade eminente da cultura lusófona que se tenha distinguido no campo das letras e das artes, os premiados em 2010 e 2012 são o escritor e poeta Vasco Graça Moura e o fadista Camané.

Na categoria Promessa, que premeia obras de uma personalidade emergente no campo artístico, os distinguidos são Daniel Jonas (literatura) e Miguel Gomes (cinema).

Em edições anteriores o mesmo Prémio consagrou Manoel de Oliveira e Frederico Lourenço, Mário Soares e Jacinto Lucas Pires, por decisão de um júri presidido por Eduardo Lourenço e constituído por Luciana Stegagno Picchio, Maria José de Lancastre, Antonio Tabucchi, Richard Zenith e Fernanda Toriello, promotora do Prémio e responsável pela Cátedra David Mourão-Ferreira.

Esta distinção, lançada em 2006 e atribuída de dois em dois anos, teve o patrocínio e o apoio da Câmara Municipal de Bari, da Regione Puglia, da Fondazione Cassa di Risparmio di Puglia, das Embaixadas do Brasil e de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente e da TAP, envolvendo várias entidades nacionais e estrangeiras.