Itália: Forgotten Project - a arte urbana portuguesa desembarca em Roma em 5 etapas

Publicado em terça-feira, 19 janeiro 2016 16:45

O “Forgotten Project” leva até Roma cinco artistas portugueses, cada um deles dotado de uma técnica muito pessoal e apreciada nos últimos anos na Europa e no Mundo, convidados pela primeira vez a realizar murais na cidade de Roma, permitindo assim, no arco de alguns meses, de setembro de 2015 a abril de 2016, a divulgação da arte urbana portuguesa na cidade. Esta iniciativa tem o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal em Roma.

O projeto divide-se em duas partes: uma primeira fase de realização das obras/murais com o envolvimento ativo do público e uma segunda que narra a experiência através de uma exposição pensada para críticos, instituições e cidadãos.

O projeto urbano Forgotten pretende chamar a atenção sobre algumas zonas da cidade que, devido ao célere crescimento e ao passar dos anos, foram negligenciadas ou mesmo “esquecidas”, proporcionando um novo olhar sobre as mesmas.

Esta iniciativa conta com a participação de cinco grandes nomes da street art portuguesa: AddFuel, Frederico Draw, Eime, MaisMenos e Bordalo II, o artista convidado para este terceiro evento.

A obra de Bordalo II será apresentada, no dia 24 de janeiro, por ocasião de um brunch com ingredientes portugueses, explorando ambos os temas da arte e da cultura gastronómica portuguesa.

No curso da apresentação do trabalho serão organizados passeios para discutir as curiosidades relacionadas com o tema abordado pelo artista. Serão apresentadas as serigrafias de artistas envolvidos no projeto, e para continuar a campanha de recrutamento de fundos para a próxima etapa.