Itália: Inauguração do Camões - Centro de Língua Portuguesa “Giulia Lanciani", na Universidade Roma Tre

Publicado em segunda-feira, 31 maio 2021 14:47

No dia 5 de maio – Dia Mundial da Língua Portuguesa - de 2021, foi inaugurado o Camões - Centro de Língua Portuguesa “Giulia Lanciani", na Universidade Roma Tre.

O Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) é dedicado a Giulia Lanciani, que fundou os Estudos de Português na Universidade Roma Tre, orientou e formou gerações de lusitanistas na Itália, que continuam ativos na difusão da língua portuguesa e das literaturas em português.

A cerimónia foi iniciada com as saudações institucionais do Diretor do Dipartimento di Lingue, Letterature e Culture Straniere, Giorgio de Marchis, que, no seu papel de responsável do grupo dos lusitanistas da Universidade Roma Tre, salientou a importância da abertura do CLP para o Departamento, expressando particular satisfação com o acordo de cooperação e a frutuosa colaboração entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Universidade Roma Tre, e do objetivo comum de promover a língua portuguesa e toda a sua diversidade cultural.

Seguiram-se as intervenções dos dois professores e codiretores do CLP, Gian Luigi De Rosa e Salvador Pippa.

Gian Luigi De Rosa ilustrou o programa das atividades linguístico-culturais organizadas pelo CLP “Giulia Lanciani”, que prevê conferências, palestras, eventos temáticos, mostras de filmes legendados pelos alunos de Português da Universidade Roma Tre e outros eventos.

Salvador Pippa salientou a importância da decisão do CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira) em abrir um LAPE (Local para Aplicação e Promoção de Exames de Português Língua Estrangeira) no CLP “Giulia Lanciani”.

A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, bem como da inauguração do CLP “Giulia Lanciani” terminou com a Lectio Magistralis de Esperança Cardeira, professora da Universidade de Lisboa, intitulada: “O País das laranjas/Il paese dei Portogalli”.