Itália: “Luso! – 1ª. Mostra itinerante de cinema português”

Publicado em quinta-feira, 20 setembro 2018 16:51

A partir de 29 de setembro de 2018, decorrerá em 25 cidades italianas (Roma, Milão, Nápoles, Florença, entre outras) o “Luso! – 1ª. Mostra itinerante del Cinema Portoghese” (Luso! – 1ª. Exposição Itinerante do Cinema Português), festival dedicado às novas tendências do cinema português.

 

Os filmes que serão apresentados até ao final de janeiro de 2019 são: “São Jorge de Marco Martins”, “A Fábrica de Nada”, de Pedro Pinho, “Cartas da Guerra”, de Ivo Ferreira, “Ramiro”, de Manuel Mozos, e “Verão Danado”, de Pedro Cabeleira. Uma escolha a que se soma um conjunto de curtas-metragens: “Rapace”, de João Nicolau, “Inventário de Natal”, de Miguel Gomes, “A gloria de fazer cinema em Portugal”, de Manuel Mozos e “A brief history of princess X”, de Gabriel Abrantes.

A estreia do festival será em Roma, a 29 e 30 de setembro de 2018, na “Casa del Cinema”, na Villa Borghese, e contará com a presença de Marcos Martins, realizador de São Jorge. Além da projeção do filme, pelas 20h00, o programa do dia 29 de setembro inclui às 15h00, no mesmo local, uma mesa redonda sobre o cinema português contemporâneo, que vai reunir especialistas italianos e portugueses, a par de alguns dos cineastas cujas obras serão exibidas durante o festival.