EUA: Jacinto Lucas Pires dinamiza sessões literárias de Português

Publicado em quinta-feira, 14 novembro 2013 17:23

O escritor Jacinto Lucas Pires, de visita aos EUA para promover a edição inglesa da sua obra “O Verdadeiro Ator”, participa a 18 de novembro de 2013, pelas 16:00, numa sessão literária organizada pela Coordenação do Ensino Português naquele país, que decorrerá na escola Luís de Camões, em Newark.

No mesmo dia, mas ao final da tarde, será possível conversar de novo com este premiado autor português, solicitar autógrafos ou dirigir-lhe questões, num segundo encontro com o público que se realizará pelas 18:00 no Centro Lusófono da Universidade de Nova Jérsia - Rutgers.

A Coordenação do Ensino Português nos Estados Unidos, do Camões IP, convidou todos os professores, diretores, alunos e pais para assistirem a estas sessões, que constituem uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre a literatura de língua portuguesa.

Traduzida para inglês sob o título “The True Actor”, a obra “O Verdadeiro Ator” foi distinguida em 2013 com o Grande Prémio de Literatura do grupo DST (Domingos da Silva Teixeira), que consagra, alternadamente, obras em prosa e em poesia.

Na ocasião, o júri do concurso, presidido por Vítor Aguiar e Silva, justificou a distinção atribuída a Lucas Pires pela "agilidade e segurança nas narrativas, a par da elaboração formal em que relevam elementos de apuramento estético e inovação, que confirmam o autor como um dos nomes a valorizar na ficção portuguesa do presente".

O escritor já tinha sido distinguido em 2008 com o Prémio Europa - David Mourão Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões.

No percurso literário de Jacinto Lucas Pires destacam-se romances como "Perfeitos Milagres", em 2007, "Do Sol", em 2004, ou "Universos e Frigoríficos", em 1998.