Japão: 19º Prémio Literário "Rodrigues, o Intérprete"

Publicado em terça-feira, 27 setembro 2016 19:37

O Prémio literário "Rodrigues, o Intérprete" foi atribuído em 2016 à obra "Os Macaenses " Herança e Memórias de Portugal em Macau" da autoria de Linda Rika Naito (editora Sophia University Press).

Este Prémio foi instituído em 1990, com base num fundo oferecido pelo antigo funcionário da Embaixada, Jorge Midorikawa, (já falecido). Através deste prémio distinguem-se bianualmente obras editadas no Japão, em japonês, sobre temas, autores ou traduções portugueses.

"Os Macaenses " Herança e Memórias de Portugal em Macau" abrange uma pesquisa extensiva sobre "Os Macaenses", a história da comunidade macaense, negócios entre Macau e o Japão e entre Portugal e a China, a situação depois do retorno de Macau para a China, outras culturas daquela região e entrevistas com vários macaenses.

Além da obra acima referida, foi decidida a atribuição do Prémio de Mérito ao Professor Momota Kawasaki, um dos membros iniciais do júri deste Prémio, assinalando a edição do seu último livro "A Reflexão após a Viagem com Luís Fróis", publicado no ano passado, aos 101 anos do autor.

A cerimónia da entrega dos dois Prémios será realizada no dia 21 de outubro na residência oficial do Embaixador de Portugal.