Espanha: João Tordo em Vigo

Publicado em quinta-feira, 22 novembro 2012 16:08

O escritor português João Tordo participará na última sessão, a 29 de novembro, do primeiro grupo de leitura de autores lusófonos, em Vigo (Galiza, Espanha), durante a qual falará das suas obras.

Os trabalhos do primeiro grupo de leitura de autores lusófonos, promovido pelo polo de Vigo do Centro Cultural Português a partir de 8 de novembro, incidem na leitura e debate dos romances O Delfim, de José Cardoso Pires, e Uma Abelha na Chuva, de Carlos de Oliveira, mostrados também na cidade galega em outubro na sua transposição para o cinema, da autoria do realizador Fernando Lopes.

João Tordo (n. 1975), cuja obra O Bom Inverno (2010) está entre as finalistas da 6ª edição do Prémio Literário Europeu de 2012, que será revelado a 5 de dezembro, estudou Filosofia, foi jornalista free lancer e publicou o seu primeiro romance em 2004 - Livro dos Homens Sem Luz.

Seguiram-se Hotel Memória (2007) e As Três Vidas (2008), que ganhou o Prémio José Saramago 2009. O Bom Inverno, traduzido no estrangeiro, confirmou este jovem autor que em 2011 publicou Anatomia dos Mártires. É também autor de argumentos para várias séries televisivas.