Uruguai: Organista João Vaz no Festival Internacional de Órgão, em Montevideu

Publicado em segunda-feira, 03 novembro 2014 16:36

O organista português João Vaz vai participar na 28 º edição do Festival Internacional de Órgão do Uruguai, no dia 5 de novembro de 2014, na Igreja de Cordón, em Montevideu, e dia 8 de novembro, na Basílica da cidade de Canelones, a 70 km da capital uruguaia, um evento que conta com o apoio do Camões, I.P.

Carlos Seixas, Manuel Rodrigues Coelho e Marcos Portugal são alguns dos compositores portugueses que integram o repertório de João Vaz e que serão interpretados pelo organista nos dois recitais de música barroca agendados.

João Vaz é doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora. É formado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de Antoine Sibertin-Blanc, e pelo Conservatório Superior de Música de Saragoça, em Espanha, onde estudou com José Luis González Uriol.

Desenvolveu uma carreira internacional como executante e docente em cursos de aperfeiçoamento organístico, e efetuou numerosas gravações em órgãos históricos portugueses. Foi consultor em diversos restauros de órgãos, nomeadamente no recente restauro dos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra.

Atualmente é professor de órgão na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, diretor artístico do Festival de Órgão da Madeira e, desde 1997, titular do órgão de S. Vicente de Fora, em Lisboa.

Mais informação em http://www.embajadadeportugalmontevideo.com/