Cabo Verde: Concerto de Jorge Palma na Cidade da Praia

Publicado em quarta-feira, 13 novembro 2013 13:58

O Centro Cultural Português na Cidade da Praia, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, apresenta um concerto de Jorge Palma, considerado um dos maiores músicos portugueses da atualidade, dia 15 de novembro de 2013, pelas 21h30.

O Concerto, uma iniciativa do Camões, IP, tem entrada livre, com reserva dos lugares através do telefone 2623030 (Cabo Verde).

Jorge Palma revelou desde cedo a sua vocação musical. Aos seis anos, e ao mesmo tempo que aprendia a ler e a escrever, iniciou estudos de piano. Foi no Conservatório Nacional a sua primeira audição, aos oito anos, numa altura em que era aluno de Maria Fernanda Chichorro.

Aos doze obteve o seu primeiro prémio, um segundo lugar, com atribuição de uma menção honrosa do júri, no Concurso Internacional de Piano, integrado no Festival das Juventudes Musicais, em Palma de Maiorca.

Durante a adolescência e a par da formação erudita, começa a interessar-se pelo rock’n’roll, e, de um modo geral, pela música popular americana e inglesa. É por esta altura que descobre a guitarra. Bob Dylan, Led Zeppelin e Lou Reed são algumas das suas influências.

A estreia a solo de Jorge Palma acontece com o single The Nine Billion Names of God (1972), título de um conto de Arthur C. Clarke e inspirado também no livro "O Despertar dos Mágicos", de Louis Pauwels e Jacques Bergier.

Autor de uma extensa e aclamada discografia, lançou em 2007 o disco Voo Noturno e em 2010 o single Tudo por um beijo, banda sonora do filme A Bela e o Paparazzo.