Espanha: IV Jornadas da Cultura Portuguesa na Universidade das Ilhas Baleares

Publicado em quarta-feira, 27 fevereiro 2013 18:58

Maria do Rosário Pedreira, José Viale Moutinho e José Jorge Letria são os escritores que protagonizam as IV Jornadas da Cultura Portuguesa 2013, uma iniciativa da Universidade das Ilhas Baleares e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a realizar dias 4, 5 e 6 de março em Palma.

Nascida em Lisboa em 1959, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Maria do Rosário Pedreira, tem publicados vários trabalhos de ficção, poesia, ensaio, crónicas e literatura juvenil, procurando neste último género a transmissão de valores humanos e culturais. Foi já distinguida com diversos Prémios Literários.

O seu romance Alguns Homens, Duas Mulheres e Eu estáconstruído em torno de uma identidade perdida, onde solidão e feminino são as peças fundamentais. Também o seu livro de poesia A Casa e o Cheiro dos Livros institui a casa como o lugar feminino que acumula esperas, o cheiro dos livros, os restos do amor, os gatos que aí se resguardam da chuva.

José Viale Moutinho nasceu em 1945 no Funchal. Foi jornalista durante 40 anos e ao longo do seu percurso tem sido premiado pelo seu trabalho jornalístico e literário.

Ficcionista, estreou-se em 1968, sendo de destacar as suas obras No Pais das Lágrimas, Romanceiro da Terra Morta, Pavana para Isabella de França, Los Moros, Cenas da Vida de um Minotauro, Já os galos pretos cantam e Destruição de um Jardim Romântico.
A sua obra poética foi reunida no volume Sombra de Cavaleiro Andante. É ainda autor de livros de história e memória, crónicas, teatro, textos para crianças e recolhas de tradição oral.
Jornalista, poeta, dramaturgo, premiado ficcionista e autor de uma vasta obra para crianças e jovens, José Jorge Letria nasceu em Cascais, em 1951.

Tem livros traduzidos em várias línguas (castelhano, francês, inglês, italiano, coreano, japonês, russo, búlgaro, romeno, húngaro e checo) e está representado em numerosas antologias em Portugal e no estrangeiro, designadamente em França, onde o seu livro Um Amor Português, com tradução de Séverine Rosset, foi publicado com a chancela da Albin Michel.

O seu livro para crianças O Homem que Tinha uma Árvore na Cabeça integrou, em 2002, a lista “Books and Reading for Intercultural Education”, da União Europeia. O essencial da sua obra poética encontra-se condensado nos dois volumes da antologia O Fantasma da Obra, publicados em l994 e em 2003, ano em que completou três décadas de atividade literária em livro.

A participação nas IV Jornadas da Cultura Portuguesa é gratuita. As sessões realizam-se pelas 19 horas dos dias 4, 5 e 6 de março no edifício Sa Riera, Universidade das Ilhas Baleares, em Palma.

Programa