Moçambique: VI Jornadas da Língua Portuguesa

Publicado em terça-feira, 08 maio 2012 08:04

Decorrem, em Maputo, nos dias 8 e 9 de maio de 2012, no Centro de Línguas da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica, as VI Jornadas da Língua Portuguesa.

Estas Jornadas, subordinadas ao tema do ensino da língua portuguesa em contextos multiculturais e multilingues,  são promovidas pela rede do Instituto Camões em Moçambique e têm contado com o apoio da Universidade Pedagógica e da Universidade Eduardo Mondlane.

Procurando descentralizar a reflexão feita em torno ensino da língua portuguesa em Moçambique e a divulgação das pesquisas realizadas nesta área, o local de realização das Jornadas tem alternado entre Maputo, Beira e Nampula. Espera-se  ser possível, nos próximos anos, levar as Jornadas a outras capitais de Província, nomeadamente a Xai-xai, Quelimane e Lichinga, cidades onde existem delegações da Universidade Pedagógica com Centros de Língua Portuguesa apoiados pelo Instituto Camões.

As Jornadas da Língua Portuguesa têm-se vindo a afirmar como um momento privilegiado de divulgação das pesquisas feitas em Moçambique sobre a didática e o ensino da língua portuguesa, daí o interesse crescente dos investigadores destas áreas por este evento.

O Programa das VI Jornadas da Língua Portuguesa  conta com 3 palestras, 14 comunicações e diversos momentos culturais.  O Painel é constituído por investigadores de praticamente todo o país.

Programa