Espanha: IV Jornadas de Atualização Docente de Português em Cáceres

Publicado em quinta-feira, 17 maio 2012 08:27

Durante dois dias, 18 e 19 de maio de 2012, realizam-se, em Cáceres, no Hotel Extremadura, as IV Jornadas de Atualização Docente de Português “Portugal Contemporâneo e Didática de PLE”.

Estas Jornadas pretendem responder às necessidades reais dos diversos contextos em que se desenvolve o ensino do português na Extremadura, oferecer uma resposta aos docentes sobre os seus objetivos no que respeita ao ensino do português, permitir a interação com outros especialistas no ramo, como oportunidade pedagógica e oferecer o conhecimento de métodos e técnicas de ação pedagógica no ensino do português.

Assim, os objetivos que presidiram à realização das jornadas foram, entre outros, a partilha de recursos e materiais em português, a troca de experiências de aprendizagem no domínio da língua, o conhecimento da prática docente em diferentes níveis de educação na Extremadura e, finalmente, o aprofundamento do conhecimento da atividade cultural portuguesa.

As intervenções debruçar-se-ão sobre diferentes aspetos do ensino da língua e da cultura portuguesa, nomeadamente a sociedade portuguesa contemporânea, o desenvolvimento de competências em português, os projetos educativos em Português as tendências atuais em ensino e pesquisa em PLE, tradução como ferramenta de ensino, a política linguística e estratégias para o português na Extremadura e as tendências da literatura portuguesa contemporânea.

Oradores: Os portugueses: quem somos e como vivemos. Joana Pontes (Centro de Estudos de História Contemporânea do Instituto Universitário de Lisboa); Ler, Escrever e Contar – O papel da narrativa na educação para os novos contextos sociais e culturais. Possidónio Cachapa.(Escritor); Política de Língua e Estratégias para o Portugués na Extremadura. Filipa Soares (Instituto Camões/ Embaixada de Portugal em Madrid); O QuaREPE e o desenvolvimento das competências em língua portuguesa. Maria José Grosso (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa); Fundamentos Linguísticos para o Ensino do Português como Língua Não Materna. A Importância da Sociolinguística. Paulo Osório (Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior); Jogos de palavras.Lígia Borges (EOI de Montijo); A traduçao como ferramenta de ensino/aprendizagem em PLE. Helena Tanqueiro(CLP do Instituto Camões de Barcelona).

Projetos educativos em língua portuguesa: Sección Bilingüe de Portugués. Ana Márquez (IES Francisco Vera de Alconchel, Badajoz); Portugués como optativa en Secundaria, Bachillerato y Selectividad. José María Durán (IES Hdez. Pacheco de Cáceres); Portugués como 3ª Lengua extranjera, Programa REALCE y Programa Comenius Regio. María Granados y Ana Gómez (IES El Brocense).

IV Jornadas de Atualização Docente de Português são organizadas pelo Centro de Professores e de Recursos (CPR) de Cáceres com o apoio do CLP/IC.

Programa

IV Jornadas de Atualização Docente de Português