Uruguai: José Luís Peixoto lança “Cemitério de Pianos” na Feira Internacional do Livro de Montevideu

Publicado em quarta-feira, 21 setembro 2016 16:13

José Luís Peixoto estará no Uruguai de 22 a 29 de setembro de 2016 para lançar Cemitério de Pianos, edição da Casa Editorial Hum, que conta com o apoio do Camões, I.P., na 39.ª edição da Feira Internacional do Livro de Montevideu.

 O escritor marcará presença noutro grande festival da região, o FILBA – Festival Internacional de Leitura de Montevideu, que se realiza nesta cidade de 23 a 26 deste mês e em Buenos Aires, de 30 de setembro a 3 de outubro.

José Luís Peixoto participará na mesa redonda inaugural do FILBA intitulada “Panel Al Límite”, junto a Martín Lasalt, Rosario Lázaro e Fabián Severo. Serão abordadas as noções de centro e periferia nas narrativas destes escritores.

Também a 23 de setembro o escritor lerá poemas para os seus leitores, numa perspetiva intimista na atividade “Lecturas 1 a 1”. No dia seguinte, José Luís Peixoto e Fabián Severo voltam a encontrar-se no Centro Cultural de Espanha, às 15h00, para um “Intercâmbio Epistolar” moderado por Raquel Carinhas e que refletirá sobre as cartas que ambos escritores escreveram um ao outro sem se conhecerem, semanas antes do festival.

O lançamento da obra Cemitério de Pianos realiza-se na 39.º edição da Feira Internacional do Livro de Montevideu. Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha em 2007, e foi finalista do Prémio Portugal Telecom do mesmo ano, bem como do International Impac Dublin Literary Award de Irlanda.

Paralelamente aos dois certames, José Luís Peixoto participará ainda em diversas iniciativas do leitorado Camões, I.P. que englobam atividades com alunos e professores do ensino básico, secundário e superior, bem como a celebração do Dia Europeu das Línguas organizada pelo cluster EUNIC – Montevideu.