José Riço Direitinho é o vencedor da 1.ª Edição da Bolsa de Residência Literária em Madrid

Publicado em segunda-feira, 15 novembro 2021 14:51

José Riço Direitinho será o autor residente em Espanha, no contexto do programa de divulgação internacional estruturado pela Embaixada de Portugal em Madrid e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. na área do Livro. As suas obras estão traduzidas em alemão, castelhano, holandês, italiano e árabe. Tem ainda histórias traduzidas em coreano, húngaro, inglês, francês e romeno. O romance "O Relógio do Cárcere" (Edições ASA) foi distinguido, em 1998, pelo Ayuntamiento de Madrid, com o Prémio Villa de Madrid – Ramón Gomez de la Serna, entre concorrentes de 26 países, no âmbito da “Capital Ibero-americana da Cultura 98”.

Em Madrid, estará a trabalhar no romance "Amada", que recupera a personagem de "O Escuro Que Te Ilumina" (Quetzal), e fá-la viver cerca de 30 anos mais tarde, em 2050. A base do romance são seis cartas que a personagem - um idoso que espera a eutanásia numa clínica suíça, em Zermatt - escreve à personagem feminina.

A Bolsa de Residência Literária em Madrid integra o programa anual de Ação Cultural Externa, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pela área governativa da Cultura.