Sérvia: Concertos de Júlio Resende e Maria João

Publicado em terça-feira, 29 outubro 2013 10:07

O pianista Júlio Resende apresenta hoje, 28 de outubro, em Belgrado e amanhã, 29 de outubro, em Novi Sad, o projeto "Fado and Further", a partir do seu último disco "Amália", lançado este mês, uma iniciativa com o apoio do Camões IP.

Trata-se da estreia internacional do novo trabalho do músico que, na Sérvia, vai contar com a participação especial de Maria João. O pianista e a cantora irão percorrer também outros territórios sonoros que lhes são familiares, além da nova forma como o pianista relê a memória de Amália. O concerto desta segunda -feira faz parte do dia de encerramento do 29º Festival de Jazz de Belgrado, na Dom Omladina. Na terça feira, dia 29 de outubro, em Novi Sad, o espetáculo realiza-se na Sinagoga local.

Recorde-se que Júlio Resende é um dos mais jovens e promissores pianistas da atualidade. Começou a tocar aos 4 anos. Tem um background na música clássica mas cedo descobriu que não ficava satisfeito em ser apenas um intérprete de peças musicais em que não pudesse improvisar. Participou em vários Workshops onde trabalhou com os melhores mestres do Hot Clube, New School for Jazz and Contemporary Music, a Berklee College of Music, e a Bill Evans Academy entre o tempo que passou na Université de St. Denis em Paris. Ao seu disco “You Taste Like a Song“, editado em fevereiro de 2011 pela Cleanfeed, a Time Out Magazine atribuiu 5 estrelas.

Apresenta-se agora a atuar com a cantora de jazz Maria João.