São Tomé e Príncipe: Artista plástico Kwame Sousa expõe “Fragmentos”

Publicado em quinta-feira, 27 agosto 2015 17:24

Decorre entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro de 2015, no Centro Cultural Português em São Tomé/Camões, I.P., a exposição de pintura “Fragmentos”do artista plástico santomense Kwame Sousa. O lançamento da iniciativa decorre pelas 18h00 no primeiro dia da exposição que terá como curador o também artista plástico René Tavares.

Pelo seu trajeto, como são-tomense e cidadão do mundo, Kwame Sousa, dedica o seu tempo como artista com interrogações sobre o ser e a sociedade envolvente. A exposição “Fragmentos” pretende representar, o caminho que o artista percorreu e percorre insistentemente para responder a essas questões.

Kwame Sousa, nascido em São Tomé e Príncipe em abril de 1980, descobriu o gosto pela arte no final do ensino pré-universitário, sob a influência de colegas, e começou a desenhar como autodidata. Em 2001 foi um dos vencedores do projeto Experimentação 01, que marcou a sua a apresentação ao público na galeria Teia d’Arte, onde viria a frequentar, em 2002, vários workshops com artistas de diversas partes do mundo, que lhe permitiram a ligação e troca de experiências com diferentes linguagens artísticas.

No mesmo ano integrou, juntamente com o artista João Carlos Silva e outros, o grande projeto da II Bienal de Arte de São Tomé e Príncipe. Ainda em 2002 expôs no Instituto Politécnico do Porto, tendo-se seguido várias exposições individuais e coletivas em São Tomé e Príncipe e em diversos outros países.

Presentemente é colaborador do projeto CACAU – Casa das Artes Criação Ambiente e Utopia em São Tomé e Príncipe, da galeria ZERO POINT ART (galeria e espaço de arte contemporânea) em Mindelo, Cabo Verde, da fundação ROÇA MUNDO, em São Tomé e Príncipe e do portal BUALA – portal de cultura contemporânea.