Angola: Lançamento da obra "Duas Histórias de Encantar" de Cremilda de Lima

Publicado em segunda-feira, 26 setembro 2016 19:32

No quadro da parceria entre o Camões " Centro Cultural Português em Luanda e a Leya/Texto Editores, será lançada no dia 28 de setembro de 2016, às18h00, no Centro Cultural Português, a obra infantil "Duas Histórias de Encantar" da autoria de Cremilda de Lima, com ilustrações de Ana Valente.

A obra narra duas histórias. A primeira, "Uma Aventura nas Nuvens" transporta-nos para uma viagem de avião, "o grande pássaro de ferro do qual se avista um mar de flocos de algodão formando animais, flores, anões e gigantes, um verdadeiro parque de diversões"". Uma viagem que também incluiu um sonho com os amigos Marta, Liliana e Rui, fazendo-os flutuar nas nuvens, em roda. A segunda história, com o título "Brincadeiras ao Luar", passa-se no Morro da Maianga, onde os frutos ganham vida e dançam e brincam com as crianças. O sapa-sape brinca às escondidas, a fruta pinha brincar à roda, a carambola joga às pedrinhas, o caju e a manga jogam à macaca.

A estes, juntam-se muitos outros frutos, como a gajaja, a pitanga, o tambarino, a banana, o abacaxi, a romã, a laranja, a papaia, a nêspera e até múcuas, solitárias e tristes, lá no alto do imbondeiro, que por magia do soba se soltaram e puderam saltar à corda. A esta roda juntou-se a Rukita, para júbilo da sua avó que não gostava que ela estivesse sempre agarrada aos jogos de computador.

Cremilda de Lima nasceu em Luanda e licenciou-se em Ciências da Educação Opção/Pedagogia na Escola Superior de Educação de Leiria. É professora do Ensino Básico e membro da União dos Escritores Angolanos.

Entre as múltiplas obras publicadas incluem-se: "A Colher e o Génio do Canavial", "A Kyanda e o Barquinho do Fuxi", "O Maboque Mágico", "O Imbondeiro que queria ser Árvore de Natal", "Kabulo o Rei", "O Aniversário do Vovô Imbo", "O Balão Vermelho", "Os Patinhos no Parque", "O Medo voou pela Janela", "A Múcua que Baloiçava ao Vento", "O Nguiko e as Mandiocas", "O Sonho de um Roboteiro", "Ulika e a Boneca", Os Esquilos Super-Rápidos", "Animais que Encantam", "A Esfregona Dançarina", "Os Kandengues Desfilam no Carnaval e "Tetembwa Ya Dipanda."