Mocambique: Lançamento da obra “O Berlinde com Eusébio Lá Dentro”, de Almiro Lobo

Publicado em terça-feira, 20 setembro 2016 23:00

Terá lugar no dia 22 de setembro de 2016, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, o lançamento do livro do escritor e professor Almiro Lobo intitulado “O Berlinde com Eusébio Lá Dentro”, com a chancela da “Alcance Editores”. Trata-se de um conjunto de crónicas baseadas em vivências do autor ou por ele ouvidas.

São testemunhos dos últimos anos do tempo colonial e do período pós-independência de Moçambique em diferentes lugares: Chinde, Mocubela, Maputo, Mepanhira, Quelimane e Lisboa. São narrativas de memórias que trazem de volta episódios que lembram o esforço, as angústias e os sonhos de reconstrução nacional, nos primeiros anos a seguir à proclamação da independência de Moçambique, algumas vicissitudes dos jovens do 8 de março e preocupações atuais.

Almiro Lobo nasceu a 16 de julho de 1960 em Chindé (Zambézia) . É licenciado em Estudos Portugueses e Ingleses, Mestre em Literaturas Africanas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Professor Auxiliar da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. Publicou a Escrita do Real (1999), Leituras Ensaiadas (2013) e Moçambique em Textos Portugueses do Século XVIII (2013).