Lançamento do Instrumento de Resposta Rápida para Ações de Emergência

Publicado em sexta-feira, 22 novembro 2019 17:11

No dia 22 de novembro de 2019, o Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, fez a abertura da Sessão de Lançamento do Instrumento de Resposta Rápida, em que estiveram presentes representantes da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) e de Organizações parceiras do Camões, I.P. nas áreas estratégicas da Cooperação Portuguesa.

Criado no quadro da Estratégia Operacional de Ação Humanitária e de Emergência, o Instrumento de Resposta Rápida (IRR) pretende criar condições para o financiamento de ações de emergência, a implementar por ONGD, de um modo célere, flexível e adequado, procurando dar resposta a uma necessidade crescente de promover uma intervenção eficaz na área humanitária entre os diferentes parceiros.

A sua operacionalização, para a qual foi adstrito o valor de 250 mil euros, permitirá uma resposta imediata em situações de emergência, agravamento de crise humanitária e recuperação de contextos de crise aguda e compreende uma fase de pré-qualificação das ONGD portuguesas que poderão ser selecionadas como Parceiras do Camões, I.P., permitindo que os seus recursos sejam colocados, de forma rápida, no terreno para assistirem as populações afetadas por catástrofes naturais ou crises de origem humana.

Nesse sentido, será feita uma parceria com as ONGD parceiras do Instrumento permitindo que, perante uma emergência, os seus recursos sejam rapidamente colocados no terreno.

O Enquadramento Normativo deste Instrumento encontra-se disponível aqui.

31125 2