Lançamento do livro “Sabor de Timor – um tributo à cozinha de Timor-Leste” no Camões I.P.

Publicado em quinta-feira, 07 junho 2018 18:06

Teve lugar no dia 6 de junho de 2018,  na sala de Exposições do Camões, I.P., o lançamento do livro de culinária “Sabor de Timor - um tributo à cozinha de Timor-Leste” da autoria do Chef português Luís Simões.

O livro, com fotografias de Jorge Simão, convida os leitores a uma “viagem” pela gastronomia timorense e pelas tradições dos pratos de Timor-Leste que resultam de uma “mistura de ingredientes”, resgatados da gastronomia lusitana e indonésia, com marcas próprias da ilha.

A apresentação do livro, prefaciado por Xanana Gusmão, contou com a presença do Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, e da Embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Maria da Paixão Costa.

No evento estiveram presentes cerca de 80 pessoas interessadas na gastronomia timorense e no percurso de vida do jovem Chef Luís Simões que, apenas com vinte e oito anos,  tem dedicado o seu percurso profissional a uma pesquisa dos ingredientes e das formas tradicionais de cozinhar que resultou, em 2016,  a publicação dos “Sabores da Lusofonia”, uma viagem através de “saborosas e convidativas” imagens pela culinária dos nove Estados-membros da CPLP.

O lançamento do livro foi acompanhado por um momento musical da artista Piki e pela degustação de algumas receitas do Chef Luís Simões.