Índia: Lançamento do livro "Traces on the Sea: Portuguese Interaction in Asia"

Publicado em quinta-feira, 06 outubro 2022 13:07

No encerramento do curso Heritage(s) of Portuguese Influence: insights on the Indian Ocean shores, ministrado por Walter Rossa, professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, iniciado no dia 29 de setembro de 2022, terá lugar, no dia 7 de outubro de 2022, o lançamento do livro Traces on the Sea: Portuguese Interaction in Asia, na Universidade de Goa, Índia.

O livro Traces on the Sea: Portuguese Interaction in Asia, editado por Delfim Correia da Silva, leitor do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e coordenador da Cátedra Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, na Universidade de Goa, e pelo antropólogo Robert S. Newman, constitui uma coleção de textos solidamente fundamentados pelos académicos e investigadores portugueses Amélia Polónia, Hugo Cardoso, Ângela Barreto Xavier, Walter Rossa e Susana Sardo.

A obra debruça-se sobre múltiplos aspetos da longa relação histórica e cultural entre Portugal e as antigas colónias portuguesas na Ásia, fornecendo relevante matéria científica nas áreas da história, da linguística, da arquitetura e da etnomusicologia centrada em Goa, assim como noutras partes da Ásia onde a presença portuguesa se fez sentir ao longo dos séculos.

Este livro, um projeto da Cátedra Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, instituída em 2016 pelo Camões, I.P. na Universidade de Goa, assume-se como uma valiosa referência e contextualização para os estudos académicos sobre Goa e também uma fonte de ideias estimulantes para a investigação futura.