Lançamento do projeto “Territórios Caquetenhos Sustentáveis para a Paz” na Colômbia

Publicado em quarta-feira, 21 março 2018 10:30

Realizou-se no dia 16 de março de 2018, em Florencia - Caquetá (Colômbia), a cerimónia de lançamento do projeto “Territorios Caqueteños Sostenibles para la Paz: Una apuesta de construcción de desarrollo, paz y cultura de la legalidad en municipios postconflicto del Caquetá en Colombia”, projeto cofinanciado pelo Fundo Fiduciário da U.E. para a Colômbia e pela Cooperação Portuguesa e a ser implementado pela ONGD Portuguesa Instituto Marquês de Valle Flôr em parceria com a ONGD colombiana RedAdelco.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros  e Cooperação, Teresa Ribeiro, esteve presente  no evento, no âmbito da sua visita oficial à Colômbia. Na sua intervenção, realçou o desejo de “que esta iniciativa possa ser um exemplo construído por todos, oxalá replicável, para a reconstrução da esperança, a partir de todo o património territorial, económico, social, ambiental e cultural de Caquetá”. Sublinhou ainda que  neste projeto “quisemos colocar ao serviço do território todo o conhecimento e capacidade técnica da Europa e en especial de Portugal, em sinergia com os numerosos saberes institucionais e comunitários, os quais valorizamos profundamente e que são parte constitutiva do projeto”. Assinalou também o apoio ao projeto das empresas portuguesas Mota-Engil e Jerónimo  Martins.

No colóquio organizado para o evento, o Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes, destacou a necessidade de promover soluções duradouras ao nível do combate às causas subjacentes aos conflitos, protegendo em particular aqueles que se encontram em situação mais vulnerável (crianças, mulheres, idosos, pessoas portadoras de deficiência), agindo ao nível da prevenção, da redução do risco e do reforço das competências dos países na construção da paz e estabilidade.

A cerimónia de lançamento do projeto foi precedida de visitas às comunidades abrangidas pelo projeto (El Paujil e La Montañita), onde a comitiva portuguesa - composta pela Secretária de Estado, Teresa Ribeiro, a Embaixadora de Portugal em Bogotá, Gabriela Soares de Albergaria e o Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes - tiveram oportunidade de conhecer algumas das famílias, atividades e comunidades que serão beneficiadas por esta intervenção, nomeadamente pequenas quintas de produção de cacau e plantas medicinais/aromáticas, bem como unidades artesanais de processamento da cana de açúcar.