Lançamento do Relatório de Cooperação Sul-Sul na Ibero-América 2018 e apresentação do livro "Uma década de Cooperação Sul-Sul na Ibero-América"

Publicado em quinta-feira, 06 junho 2019 18:02

Teve lugar no dia 5 de junho de 2019, no Auditório do Camões, I.P., o lançamento do Relatório de Cooperação Sul-Sul na Ibero-América 2018 e a apresentação do livro "Uma década de Cooperação Sul-Sul na Ibero-América". A sessão contou com a presença do Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, e a apresentação esteve a cargo de Martín Riviero, representante da Secretaria Geral Ibero-Americana.

A edição de 2018 do Relatório recolhe, sistematiza e analisa um total de 1.355 iniciativas de cooperação entre países ibero-americanos entre a Ibero-América e outras regiões do mundo e reflete a consolidação da região como uma potência global neste tipo de colaboração que se produz entre países como iguais, para buscar soluções concretas aos desafios do desenvolvimento.

O relatório destaca um conjunto de iniciativas que contribuem para a consecução de, pelo menos, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em especial Fome zero, Saúde e bem-estar, e Paz, justiça e instituições sólidas, já que a maioria da Cooperação Sul-Sul na Ibero-América se produz no âmbito da saúde, a agricultura e o fortalecimento institucional.

Destaca ainda que na última década foram implementados mais de 7.000 projetos, onde sobressaem os temas sociais, saúde, indústria e produtividade, agricultura, governabilidade, qualidade das instituições e transparência, além de meio ambiente, ciência e tecnologia e inovação. No futuro é esperado que a Cooperação Sul-Sul traga mais inovação e aperfeiçoamento técnico, alinhado com os ODS.

Foi também apresentado o livro “Uma década de Cooperação Sul-Sul na Ibero-América”, relato único da história da Cooperação Sul-Sul e Triangular, com uma análise detalhada do papel que a Ibero-América desempenhou nesta história - particularmente durante a última década-, e da importância crescente da Cooperação Triangular, assim como dos desafios que devemos abordar num cenário cada vez mais global para se conseguir avançar no cumprimento da Agenda 2030.

De seguida, decorreu um seminário conjunto de sensibilização sobre Cooperação Ibero-americana com uma participação representativa dos Ministérios sectoriais e instituições nacionais que participam nos Programas, Iniciativas e Projetos adstritos da Cooperação Ibero-americana. Esta sessão de trabalho deu a conhecer os atuais instrumentos da Cooperação Ibero-americana e proporcionou um diálogo aberto sobre os desafios e oportunidades de novas oportunidades de participação nacional.

O Relatório da Cooperação Sul-Sul na Ibero-América 2018 está disponível para consulta e download no site: www.informesursur.org.

 20878 2