Lançamento do Relatório de Desenvolvimento Humano - 2019

Publicado em terça-feira, 10 dezembro 2019 14:37

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou, no dia 9 de dezembro do presente ano, a edição 2019 do Relatório de Desenvolvimento Humano, subordinado ao tema “Para além do rendimento, para além das médias, para além de hoje: as desigualdades no desenvolvimento humano no séc. XXI”.

O Relatório, cuja versão original (em inglês) pode ser descarregada em http://www.hdr.undp.org/en/2019-report, salienta que, apesar dos progressos globais alcançados em questões ligadas à saúde, educação e padrões de vida, as necessidades básicas de muitos continuam a não ser colmatadas e uma próxima geração de desigualdades multidimensional emerge.

Este relatório pergunta quais são as formas de desigualdade importantes e o que as impulsiona, reconhecendo que as desigualdades perniciosas são geralmente melhor consideradas como um sintoma de problemas mais amplos na sociedade e na economia. O relatório também questiona que políticas podem enfrentar esses fatores - políticas que podem ajudar as nações a fazer crescer as suas economias, avançar e reduzir as desigualdades no desenvolvimento humano.” 

Autor do texto: Pedro Conceição, Diretor do Escritório do Relatório de Desenvolvimento Humano e Redator Principal do Relatório de Desenvolvimento Humano no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

A versão portuguesa, apoiada pelo Camões, I.P., será disponibilizada em breve.