Lançamento do Relatório de Desenvolvimento Humano 2021/2022

Publicado em quarta-feira, 14 setembro 2022 11:59

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou, no dia 8 de setembro de 2022, a edição 2021/22 do Relatório de Desenvolvimento Humano, subordinado ao tema “Tempos incertos, vidas instáveis - construir o futuro num mundo em transformação”.

O Relatório, cuja versão original (em inglês) pode ser descarregada em https://hdr.undp.org/content/human-development-report-2021-22, coloca o enfoque em várias realidades que têm vindo a causar um enorme retrocesso no desenvolvimento humano, exacerbando as desigualdades sociais.

A pandemia de COVID-19, a guerra na Ucrânia, uma ordem geopolítica em mutação, um sistema multilateral repleto de tensões, insegurança e volatilidade, assim como temperaturas recorde, incêndios e tempestades estão a dar lugar a uma incerteza crónica e estratificada à escala mundial.

Abordadas neste relatório estão também três voláteis contracorrentes: As mudanças planetárias do Antropoceno; A procura de transformações sociais amplas a par da Revolução Industrial e; Os imprevistos e vacilações das sociedades polarizadas.

“O Relatório do Desenvolvimento Humano de 2021/2022 não só agrega como também estende estas discussões assumindo como tema a incerteza – como está a mudar, o que significa para o desenvolvimento humano e como podemos prosperar face a esta realidade.” Pedro Conceição, Diretor do Escritório Relatório do Desenvolvimento Humano e Redator Principal Relatório de Desenvolvimento Humano no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A versão portuguesa, apoiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., será disponibilizada em breve.