Lançamento do Relatório de Resultados 2022 do Fundo Global

Publicado em terça-feira, 20 setembro 2022 11:26

O Relatório de Resultados 2022 do Fundo Global, divulgado a 12 de setembro de 2022, dá conta de uma recuperação significativa, em 2021, dos programas que visam derrotar o VIH, a tuberculose e a malária. Em 2020, a pandemia de COVID-19 teve um impacto devastador na luta contra as três doenças, levando pela primeira vez na história do Fundo Global, ao declínio dos principais resultados programáticos dessas doenças. Quando a pandemia atingiu os países onde o Fundo Global opera, a parceria preparou rapidamente uma resposta para fornecer recursos adicionais. Em 2022, o novo relatório mostra que esses investimentos compensaram e que a recuperação está em curso.

Os números são elucidativos: 23,3 milhões de pessoas receberam terapêutica antirretroviral vital para o VIH, mantendo a tendência crescente do número de pessoas em tratamento do vírus; 5,3 milhões de pessoas foram tratadas contra a tuberculose e 148 milhões de casos de malária foram tratados, continuando a recuperação dos esforços para assegurar que todas as pessoas que são diagnosticadas com malária sejam tratadas rapidamente.

A 7.ª Conferência de Reabastecimento do Fundo Global, organizada pelo Presidente Joe Biden em nome do Governo dos Estados Unidos, terá lugar em Nova Iorque no dia 21 de setembro de 2022, e tem por objetivo angariar pelo menos 18 mil milhões de dólares para financiar o seu próximo ciclo trienal de subvenções. O Fundo Global estima que o financiamento de 18 mil milhões de dólares poderá salvar 20 milhões de vidas, reduzir em cerca de dois terços as mortes por VIH, tuberculose e malária e reforçar os sistemas de saúde e comunitários, a fim de melhorar a preparação para a pandemia.

O Fundo Global é uma parceria mundial para derrotar o VIH, a tuberculose e a malária e assegurar um futuro mais saudável, seguro e equitativo para todos. Este fundo angaria e investe mais de 4 mil milhões de dólares por ano para combater as doenças infeciosas mais mortíferas, desafia a injustiça que as alimenta e reforça os sistemas de saúde em mais de 100 países entre os mais duramente atingidos. Desde o início da pandemia da COVID-19, investiu mais 4,3 mil milhões de dólares para combater a nova pandemia e reforçar os sistemas para a saúde. O Fundo Global uniu dirigentes mundiais, comunidades, a sociedade civil, agentes de saúde e o setor privado para encontrar as soluções de maior impacto e aplicá-las à escala mundial. Desde 2002, a parceria do Fundo Global já salvou 50 milhões de vidas.

Consulte mais informação (em inglês) aqui.