Angola: Lançamento do romance “Tala Mungongo”, de Filipe Correia de Sá

Publicado em quarta-feira, 16 abril 2014 19:01

O livro “Tala Mungongo”, da autoria do jornalista e escritor angolano Filipe Correia de Sá, vai ser lançado no dia 24 de abril de 2014, às 18h00, no Centro Cultural Português (CCP) do Camões, IP em Luanda (Av. de Portugal, nº 50), estando a apresentação a cargo de José Mena Abrantes.

A obra, que tem a chancela da Texto Editores, baseia-se numa lenda passada na cordilheira com o mesmo nome, situada na província de Malange. Fala de “passados perdidos e roubados, de ventos devastadores e de um Reino em decadência – o Grande Quimbo – marcado por intrigas e disputas, subjugado ao arbitrário e vingativo “Todo o Mundo”.

A personagem central é o “Estamos Juntos”, a quem foi roubado o Passado, que lhe tinha sido legado pelo seu avô. Como seu protetor conselheiro tem o “Ninguém”, um génio-papagaio que, pelo poder das águas, tem o dom de se transfigurar em humano.

O “Cara Podre” é uma terceira personagem que se junta ao “Estamos Juntos” e a “Ninguém”. Os três aprendem a viajar no vento para tentar salvar o Grande Quimbo e derrotar “Todo o Mundo”, que rouba os passados para dominar os outros.

Uma das questões centrais de “Tala Mungongo” é a importância do passado na vida de cada pessoa, valorizado como um bem que não se pode perder.