África do Sul: Nasce Leitorado de Português na Universidade de Pretória

Publicado em terça-feira, 26 março 2013 10:01

A criação de um Leitorado de Português na Universidade de Pretória vai ser formalizada a 28 de março de 2013 através da assinatura de um protocolo entre aquela instituição de Ensino Superior sul-africana e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P.

O protocolo será assinado pelas 11h, na sala Kya Rosa do Campus da Universidade, pelo Embaixador de Portugal em Pretória, António Ricoca Freire (em representação do Camões, I.P.) e pelo Diretor da Faculdade de Humanidades da UP, Prof. Norman Duncan.

Este acordo prevê desenvolver a Língua Portuguesa como curso major nos programas de BA (Bachelor of Arts) na Faculdade de Humanidades da Universidade de Pretória (UP), a partir de 2014, e oferecer Formação de Professores de Língua Portuguesa nos cursos da Faculdade de Educação, a partir de 2015.

O curso major em Estudos Portugueses é essencialmente destinado a estudantes que tenham realizado o exame de Português como second additional language no 12.º ano (Matric). Para além disso, a UP propõe-se oferecer aulas de Português na modalidade “curso livre” a estudantes que não tenham conhecimento prévio da língua, já a partir do presente ano.

O interesse crescente na aprendizagem do Português na África do Sul e a oferta cada vez mais acentuada de cursos por parte de instituições universitárias sul-africanas reflete a enorme importância estratégica que a Língua Portuguesa tem, não só no país mas em toda a região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).