Canadá: Leitura de ‘O Apocalipse dos Trabalhadores’ em Montreal

Publicado em quinta-feira, 05 dezembro 2013 09:10

O Apocalipse dos Trabalhadores, de Valter Hugo Mãe, escritor, músico e pintor, Prémio José Saramago 2007, destinado a jovens autores com obra editada em língua portuguesa, foi a obra escolhida para a próxima sessão do Círculo de Leitura Europeu, dedicada à literatura portuguesa.

A sessão, que terá a particularidade de ter o próprio escritor a analisar a sua obra, a partir dos comentários, questionamentos e leituras dos participantes, será animada por Luís Aguilar, responsável pelos Estudos Lusófonos e professor da Universidade de Montreal, e docente do Camões, IP.

O Apocalipse dos Trabalhadores, é um romance em que, segundo a sinopse da editora, «todos os personagens procuram o seu paraíso e, cheios de esperanças ou sem esperança, pensam que a felicidade vale todos os riscos, mesmo que seja preciso saltar alegremente para o abismo. Vítor Hugo Mãe desenha aqui com humor um retrato cáustico e terno do nosso tempo, através de personagens cativantes que avançam pelos caminhos sinuosos de uma sociedade perturbada».

A obra é o 3º volume de uma tetralogia formada pelos romances: O Nosso Reino (2004), O Remorso de Baltazar Serapião (2006, vencedor do Prémio José Saramago), O Apocalipse dos trabalhadores (2008) e A Máquina de Fazer Espanhóis (Prémio PT de Literatura).

A organização do evento cabe ao Projeto Lisez L'Europe, que faz parte da rede EUNIC, com a cooperação do Camões, I.P., do Consulado-geral de Portugal em Montreal e dos Estudos Lusófonos do Departamento de Literaturas e Línguas Modernas da Universidade de Montreal.

A ida de Valter Hugo Mãe ao Canadá é apoiada pelo Camões, I.P., e prevê-se ainda a deslocação do escritor a Toronto.

Nascido em Angola, em 1971, Vítor Hugo Mãe, formado em direito e literatura portuguesa contemporânea, é escritor, músico, performer e crítico literário.

Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013, das 18:30 às 20:00

Carrefour des arts et des sciences, 3150 rue Jean-Brillant, salle C-2059, Université de Montréal.